A SERRA DO PARÁ
Dados Gerais
 
   
          

Localização: Maciço da Borborema, proximidades da Vila do Pará, distrito de Santa Cruz do Capibaribe, em plena caatinga no agreste setentrional de Pernambuco;

Fotos Satélite - EMBRAPA

Ponto de Referência: Bairro Nova Sta Cruz - Santa Cruz do Capibaribe/PE

Distância: Da Vila do Pará, de onde pode ser vista a pedra a olho nu: 3 km; da sede do município: 22 km em estrada de barro em condições razoáveis; do Recife: 208 km.

Algumas fotos da Vila do Pará: 

 

Vias de Acesso: Partir da Rua Luiza Mendes, bairro Nova Santa Cruz, e seguir a estrada do Pará, via não pavimentada, porém, em bom estado de conservação. Pegar à esquerda na 1ª bifurcação. Atingir o distrito do Pará após 22 Km.

Transporte: auto-passeio/utilitário

Descrição do Atrativo: Tendo o seu eixo orientado na direção leste/oeste, com altitude de aproximadamente 750m e altura de 210m em relação a sede do distrito do Pará, do seu alto têm-se uma visão panorâmica da região. A Serra tem seu entorno dominado pela caatinga arbustiva, cactáceas e arvoredos espaçados, além de pequenos trechos com ocorrência de bromélias e algumas palmáceas. Seu trecho mais alto é conhecido como Pedra do Pará, onde está erguido um cruzeiro em madeira de aproximadamente 4m, encimentado em pedestal de alvenaria, onde está localizado um santuário votivo. Abaixo da Pedra encontra-se a Furna e o Sítio Arqueológico do Pará. Localizado mais a oeste da Serra, encontra-se o Sítio Arqueológico do Moreira. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza. A ocupação humana ocorre a cerca de 1Km do atrativo através da sede do Distrito do Pará, assim como a presença do comércio informal.

Panorama da Pedra do Pará - O visual da gigantesca pedra encanta os olhos à medida que se sobe ao cume da rocha. A cada passo a ladeira fica mais íngreme, exigindo mais esforço. No final, duas alegrias compensam o sacrifício: a sensação de ter vencido a caminhada, e a linda paisagem descortinada. De lá podem ser vistos ao pé da serra a vila do Pará e o desenho de muitos imóveis rurais numa região onde predominam as planícies e as pequenas propriedades.

Comprimento da Pedra do Pará: aproximadamente 300m, com área de 4.000 à 5.000m2;

Acesso a Pedra do Pará - Por caminho arenoso, cheio de pequenas pedras em face da erosão no período chuvoso.

Algumas fotos da Serra: